COMO CUIDAR DO SEU MATERIAL ESCOLAR

COMO CUIDAR DO SEU MATERIAL ESCOLAR

Você já viu alguma criança arrumar calmamente o material escolar quando bate o sinal para o recreio ou está chegando o horário da saída? Em geral, os pequenos já estão pensando na frente e, dificilmente, zelam pelos cadernos, estojos e lápis. Às vezes, até esquecem de fechar a mochila!

O resultado você já conhece: caderno rasgado, folhas de tarefas perdidas ou objetos esquecidos na escola. Isso sem contar o farelo de biscoito no fundo da bolsa. Por mais que você oriente e explique, parece que entra por um ouvido e sai pelo outro, não é?

Calma! Continue a leitura e veja algumas dicas para tornar o cuidado com os objetos escolares um hábito.

Pratique o “Usou? Guardou!” e “Emprestou? Devolveu!”

Essas duas regrinhas são essenciais não apenas em relação a como cuidar do material escolar, mas também na organização da casa. Não deixe que a criança crie a mania de não guardar logo após o uso, pois isso se tornará um hábito — e mudar hábitos já adquiridos é mais difícil do que criar novos.

Muitos pais se preocupam e brigam com os filhos que emprestam o próprio material para algum colega, pois, às vezes, eles não são devolvidos. Não precisa ter esse tipo de reação: seu filho só está mostrando como se importa com os outros. Porém, é importante ensinar ao pequeno o valor de pedir de volta um material que emprestou (ou de devolver o que lhe foi emprestado).

Incentive a organização todos os dias

Ao chegar da escola e antes de sair de casa, estimule o pequeno a organizar e conferir a mochila, a lancheira, a pasta e demais itens que ele levará para a escola ou que está trazendo de volta.

Se possível, determine espaços fora da mochila para os materiais, como em uma estante, por exemplo, e o estimule a sempre manter tudo ali. Na noite anterior, verifique com ele a agenda da escola e arrume a mochila com tudo o que será preciso para o dia seguinte.

Tornar o ato de organizar e cuidar de seus objetos um hábito será de extrema importância para o crescimento do pequeno, pois serão práticas que ele levará para a vida toda. E ESTAR JUNTO NESSES MOMENTOS DE EDUCAÇÃO DO FILHO é importante para toda MAMÃE E PAPAI!

Verifique se perdeu ou danificou algo

Estimulando a dica anterior, será mais fácil perceber quando algum item estraga ou desaparece. Tem sempre uma hora em que o material volta amassado, rasgado ou a criança perde algo (principalmente se for uma criança bem pequena). Nesse momento, tenha calma e paciência.

Falhas podem acontecer. Uma boa conversa sempre é a melhor saída. Brigar ou gritar com seu filho só vai trazer a sensação de que lidar com o material escolar é motivo de transtorno.

Crie formas de vínculo com o material

Quando a criança cria vínculo e identificação com o próprio material, terá naturalmente interesse em cuidar dele. Existem muitas formas de fazer isso, mas a mais simples e eficaz é PERSONALIZAR O MATERIAL em casa.

Na hora de identificar o material, compre ADESIVOS PERSONALIZADOS com o nome do seu filho. Dessa forma, ele terá carinho e apreço pelos seus itens escolares.

Ensine como cuidar do material escolar de forma divertida

Para que a criança esteja motivada e queira arrumar o material escolar, tomando o devido cuidado, que tal transformar esses momentos em brincadeiras? Vale inventar uma musiquinha para a hora de organizar a mochila ou contar pontos a cada dia em que o material escolar estiver completo e sem nenhum problema.

Seu filho será cativado e, sem dúvida, passará a tomar a iniciativa na hora de conferir suas coisas!

Gostou das nossas dicas sobre como cuidar do material escolar do pequeno? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe mais mães saberem também!

Sem comentarios

Deixe seu comentario