15 CURIOSIDADES SOBRE O CÉREBRO

15 CURIOSIDADES SOBRE O CÉREBRO

1) O cérebro humano tem 160 mil quilômetros de veias sanguíneas.

Cerca de 160 mil quilômetros de veias irrigam o cérebro. Com essa quilometragem, é capaz de dar a volta no planeta Terra quatro vezes. E se fossem todas enfileiradas, chegariam à metade do caminho entre a Terra e a Lua.

2) Ele possui 100 bilhões de neurônios.

E cada neurônio faz até 10 mil conexões, responsáveis pela transmissão de um impulso nervoso de um neurônio até outro e que continuam por toda nossa vida. É por isso que gravamos tudo o que sabemos fazer, como por exemplo, andar, falar etc.

3) Respiramos por uma narina de cada vez e é o cérebro quem faz a troca a cada 30 minutos.

Quando um lado do cérebro está mais ativo, o lado inverso da narina é quem funcionará na respiração. Assim, ao respirar pelo lado direito, por exemplo, o hemisfério esquerdo do cérebro mostrará uma atividade maior e vice-versa.

4) Vemos nosso próprio nariz o tempo todo, mas o cérebro decide ignorá-lo.

Nosso cérebro usa o nariz para ter um ponto fixo no espaço e como posicionamento. A gente acha que não o vê, mas o cérebro resolve ignorá-lo para não haver sensações estranhas e tonturas, eliminando então sensações de desconforto.

5) Precisamos de 90 segundos de conversa com alguém para o cérebro decidir se gosta ou não da pessoa.

Quando conhecemos alguém que nos parece confiável, o nível de um importante hormônio, a ocitocina, aumenta em nosso cérebro, fazendo com que a gente se sinta mais propenso a criar uma relação com aquela pessoa. Dessa forma, o cérebro aprende a transformar a cooperação em prazer.

6) Metade do cérebro fica acordado quando você dorme em um ambiente diferente.

Em um lugar novo, somente metade do cérebro descansa e se recupera das atividades do dia, enquanto a outra metade fica alerta para reagir mais rápido a possíveis sinais de perigo, fazendo com esta parte do cérebro fique de guarda.

7) O cérebro pode sentir alguém te observando enquanto dorme.

O cérebro não “desliga” quando dormimos, processando e memorizando em conjunto com os neurônios o que aconteceu durante o dia, além de descartar algumas memórias. Durante umas das fases do sono, chamada REM, ocorrem os sonhos mais vívidos; os olhos se movem rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela de quando estamos acordados. Quando acordamos subitamente durante o sono, o cérebro não “percebe” e temos a sensação de que há algo nos observando, como num estado de paralisia.

8) Sempre que dormimos o cérebro faz uma limpeza, deletando informações inúteis.

Assim como um computador, nosso cérebro necessita deletar informações e memórias menos relevantes para “liberar mais espaço” e armazenar as de maior utilidade. E dessa forma, mais conexões se formam para receber novas informações.

9) Antes de dormir, 90% da nossa mente imagina coisas que gostaríamos que acontecesse.

Como já falado no tópico 7, nosso cérebro não desliga quando vamos dormir, necessitando processar o que ocorreu durante o dia. Antes de dormir, presenciamos um sono leve, que repassa as memórias recém-formadas, ordenando-as e gravando informações que façam sentido no dia seguinte. Isso dá espaço para nossa imaginação, que cria imagens e faz com que nossos sentidos pareçam reais. O cérebro então age fixando informações em nossa mente.

10) Nõa imortpa a oderm das ltreas da pvarala, bsata que a pmrireia e a úmtila etrla etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta o que etsá erctiso.

“Não importa a ordem das letras da palavra, basta que a primeira e a última letra estejam no lugar certo para que você entenda o que está escrito”. Nosso cérebro faz com que a gente compreenda o contexto; assim, pulamos algumas sentenças e dessa forma entendemos a frase. Não é necessário decodificar palavra por palavra. Lemos de uma vez só, olhando a palavra como um conjunto total.

11) É possível sobreviver mesmo se um dos lados do cérebro parar de funcionar.

Chamados de hemisférios, os dois lados do cérebro não são iguais e funcionam de forma inversa. Por exemplo, se você machucar o braço esquerdo, a dor será processada pelo lado direito do cérebro. Claro que algumas tarefas são realizadas pelos dois hemisférios em conjunto, mas algumas funções específicas são totalmente focadas no direito ou no esquerdo.

12) O cérebro não dói.

Quando temos dores de cabeça, doem os vasos que saem e entram no cérebro, a membrana que envolve os ossos do crânio, músculos, articulações dos ossos e seus ligamentos, e também por conta da liberação de substâncias. Mas o cérebro em si não dói.

13) A velocidade que uma informação passa em nosso cérebro é de 430 quilômetros por hora.

O cérebro funciona como uma compacta e complicada rede de telefone, através de um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e após isso, dirigidas ao seu local apropriado.

14) Nosso cérebro é capaz de armazenar mais de 4 terabytes.

Muitos estudiosos ainda divergem quando o assunto é a capacidade de armazenamento do cérebro, a maioria indicando mais de 4 terabytes. Mas sabemos que o cérebro é muito mais complexo que um disco rígido e muitos dados armazenados podem ser corrompidos e perdidos.

15) Homens tem o cérebro 10% maior que o das mulheres.

Essa informação não dá mais vantagens para os homens, pois o cérebro das mulheres possui mais células nervosas e por isso funciona mais de forma emocional e subjetiva, enquanto o dos homens é mais racional e objetivo.

Tags:
Sem comentarios

Deixe seu comentario